
Hoje teve lugar a assinatura do Protocolo Institucional de Parceria entre o Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado e o Ecobank Cabo Verde, um passo estratégico no reforço do financiamento ao setor privado nacional.
O protocolo foi assinado pelo PCA do Fundo Soberano, João Fidalgo, e pela Direção do Ecobank Cabo Verde, representada por Aminata Nana Sakho, Diretora-Geral, e Bernard Ekwalla, Diretor Comercial.
Esta parceria abre novas oportunidades para o apoio a projetos estruturantes de maior dimensão, sustentados por planos de negócios sólidos e com impacto direto no desenvolvimento económico de Cabo Verde. O objetivo é facilitar o acesso ao financiamento, reforçando a ligação das empresas cabo-verdianas ao mercado africano.
Os setores prioritários abrangidos incluem transportes, indústria, agronegócio, turismo e hotelaria, áreas-chave para a diversificação económica, criação de emprego e aumento da competitividade do setor privado.
No âmbito deste acordo, o Fundo Soberano pretende triplicar a sua carteira de garantias, reforçando a mitigação de riscos e promovendo um maior envolvimento do sistema financeiro em projetos de elevado impacto.
Num contexto macroeconômico mais favorável — marcado por crescimento, estabilidade financeira e melhoria do ambiente de negócios — esta parceria constitui um contributo decisivo para um desenvolvimento económico e social mais sustentável em Cabo Verde.