No dia 10 de outubro, o Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado realizou uma reunião com a nova Representante Residente do Banco Mundial em Cabo Verde, Dra. Indira Campos, a pedido da instituição. O Administrador Executivo, Dr. João Fidalgo, considerou a reunião de grande importância.
Os principais objetivos da reunião foram:
Apresentar a nova Representante Residente do Banco Mundial em Cabo Verde;
Conhecer as atividades do Fundo Soberano;
Traçar áreas de potencial colaboração.
"Destacamos que o Fundo Soberano oferece garantias a empresas privadas estabelecidas em Cabo Verde, desde que estejam legalmente constituídas e desenvolvam negócios em qualquer setor económico, respeitando critérios de sustentabilidade social e ambiental", apontou o Administrador Executivo.
A representante do Banco Mundial enfatizou a significativa sinergia nas áreas de financiamento entre o Fundo Soberano e a International Finance Corporation (IFC), reafirmando a disposição de ambas as instituições para avaliar projetos que possam ser cofinanciados sempre que oportuno.
As reformas inovadoras do governo cabo-verdiano visam a diversificação econômica, com iniciativas voltadas para o desenvolvimento do capital humano, a transição energética, a gestão da água, a ação climática, o turismo sustentável, a economia azul, a economia verde, digital e o fortalecimento da conectividade interna e internacional. Uma das prioridades é melhorar o ambiente de negócios, reduzir os custos operacionais para as empresas e aumentar a competitividade.