No dia 21 de novembro, o Administrador Executivo do Fundo Soberano de Garantia ao Investimento Privado, Dr. João Carlos Tavares Fidalgo, participou da abertura da Segunda Conferência Internacional de Economia, promovida pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE). O evento, realizado no Palácio do Governo, teve como lema “CEDEAO: Desafios e Perspetivas", e a abertura oficial da cerimónia foi presidida pelo Presidente da República de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves.
O Dr. Fidalgo interveio no Painel “Transição, Eficiência e Sustentabilidade Energética”, momento em que fez considerações de que o Fundo Soberano, face aos desafios das alterações climáticas, e às metas de redução de combustíveis fósseis, o Fundo está habilitado a emitir garantias em favor de empresas privadas de direito cabo-verdiano, desde que incluam legalmente disposições para desenvolver negócios em qualquer setor da atividade económica.
Contudo, explicou, as empresas devem cumprir rigorosamente os critérios de sustentabilidade social e ambiental. “O Fundo alinha-se às orientações do programa governamental e à estratégia de diversificação económica, com o objetivo de integrar Cabo Verde nas cadeias globais de valor, incentivando o setor privado a explorar novas oportunidades de negócios e investimentos. Na Economia Verde atendendo ao potencial das energias renováveis na redução do custo de eletricidade e água, aumento da segurança energética e da competitividade para a diversidade da economia”, reforçou o Administrador Executivo João Fidalgo.
A conferência reúne especialistas, académicos e líderes do setor para debater os desafios e perspetivas da CEDEAO, promovendo um espaço de diálogo e troca de ideias sobre o futuro econômico da região.
De se enaltecer ao ISCEE e o seu Presidente, Doutor José Augusto Lopes, pela iniciativa de realizar essa conferência, criando oportunidades de reflexões e gerantindo contribuições para os diferentes stkasoulder.